Páginas

sábado, 10 de julho de 2010

Gelatina de Iogurte Diet com calda de Framboesa Light


Ganhei da Van Giosa há alguns dias, a Cláudia Comida e Bebida desse mês (acabei de descobrir que não se chama mais Cláudia Cozinha, bateu um sentimento "estou velha"...).
E foi ótimo! Porque apesar das 11.569.443 receitas gordas (e gostosas), tem 2 light. \o/

Foi minha deixa.
Reproduzi quase igual a gelatina, mas adaptei bem a receita da calda, que ia originalmente, frutas vermelhas E gelatina diet, além de sakê. Como ambas são caras, e um dos objetivos é fazer receitas mais em conta (lembrando que só o adoçante culinário custa ozóiodacara), pro projeto ser viável a longo prazo, fiz uma versão light da tradicional receita de calda de frutas vermelhas, que uma amiga querida me deu há anos. E que arrasa sempre.

O resultado foi, na minha opinião, comível. Ainda tenho que me adaptar a cozinhar e a comer com adoçante. Mas o namorido adorou!
Então aí vai a minha versão:

Gelatina de Iogurte com calda de Framboesa

Para a gelatina:

  • 5 colheres (sopa) de água
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 2 copos (400g) de iogurte natural desnatado
  • 1/2 xícara de leite desnatado
  • 3 colheres (sopa) de adoçante culinário (usei Tal & Qual Forno e Fogão)

Para a calda:

  • 1 embalagem (450g) de framboesa congelada
  • 2 colheres (sopa) de açúcar light - eu usei o Magro, que tem 75% de redução de calorias
  • suco de meio limão
  • folhas de hortelã para decorar

Preparo:
Em uma tigela refratária, coloque a gelatina e a água. Deixe hidratar por 5 minutos e em seguida, leve ao banho-maria até dissolver completamente. Reserve.
À parte, misture bem o iogurte, o leite e o adoçante. Quando a gelatina estiver morna, acrescentar à mistura e mexer.
Unte uma assadeira ou refratário de cerca de 18 x 18 cm, com uma camada bem fina de óleo, despeje a mistura e leve para gelar por pelo menos 2 horas para ficar firme.

Em seguida, prepare a calda:
Coloque as frutas ainda congeladas num refratário, regue com o açúcar e o suco de limão e leve ao microondas por 5 minutos em potência alta.
Retire, misture e leve ao micro por mais 2 minutos.

Sugestão para servir: corte cubinhos de gelatina e regue com a calda já fria de framboesa. Finalize com folhinhas de hortelã.

Observação minha: usei adoçantes que deixam MUITO sabor residual. Tanto o Tal e Qual, quanto o Magro são à base de ciclamato de sódio e sacarina, que aguentam bem temperaturas elevadas, mas tem sabor bem característico. Se usar Sucralose (adaptando as quantidades), certeza que fica beeem melhor!

Um comentário:

Cada comentário, menos 100g na balança! ;o)